Informações para viajantes sobre coronavírus no Vietnã

Informações para viajantes sobre coronavírus no Vietnã

ATUALIZADO: 4 de março de 2020

Esta é uma atualização da situação do coronavírus no Vietnã para viajantes do Brasil e Portugal pela Mundo Asia. Isso foi atualizado em 04 de março de 2020. Para obter informações mais atualizadas, você pode visitar o link do governo do Vietnã no final do artigo (em inglês)

Desde o início do novo surto de coronavírus (COVID-19), o Vietnã monitorou de perto a situação e instalou uma série de medidas proativas e abrangentes para combater a propagação do vírus no país e preparar seus serviços públicos de saúde. A experiência passada com outras epidemias coloca o Vietnã em uma posição forte para proteger sua população e os visitantes que passam. Os viajantes no Vietnã ou aqueles que planejam férias no início de 2020 podem ter dúvidas sobre a propagação do vírus no Vietnã, bem como quais destinos ainda são seguros e abertos para visitação. Abaixo está uma visão geral completa da situação do COVID-19 no Vietnã no que se refere aos viajantes.

Instantâneo atual de casos COVID-19 no Vietnã

Infecções confirmadas   16

Infecções recuperadas  16

Mortes 0 

Em quarentena 77

A quarentena foi removida na vila de Son Loi (província de Vinh Phuc, perto de Hanói) em 03 de março de 2020

Situação geral, o Vietnã é menos afetado pelo vírus, com apenas 16 pessoas infectadas, todas curadas e todas fora do hospital. Até agora, não há mortos devido ao vírus

Os primeiros casos confirmados de COVID-19 apareceram no Vietnã em 23 de janeiro de 2020. Das infecções confirmadas no Vietnã até o momento, 13 são vietnamitas, duas são chinesas e uma é americana.

As infecções confirmadas foram encontradas na província de Vinh Phuc (11), no norte da cidade de Ho Chi Minh (3), em Nha Trang na província de Khanh Hoa (1) e em Thanh Hoa (1).

Medidas preventivas do governo vietnamita

O primeiro-ministro do Vietnã declarou oficialmente a COVID-19 uma epidemia no Vietnã em 1º de fevereiro de 2020. Embora os casos confirmados continuem baixos no país, as autoridades estão adotando medidas preventivas rápidas e rigorosas para conter o vírus. O governo formou um Comitê Diretor Nacional para direcionar esforços e se comunicar com o público.

Abaixo estão as principais ações tomadas pelo Vietnã para impedir a disseminação do COVID-19:

       AÇÕES PRINCIPAIS DO GOVERNO PARA CONTER O CORONAVIRUS:

  • Encerramento das passagens de fronteira terrestres entre China e Vietnã
  • Suspensão de todos os voos para e da China continental 
  • 30 centros de testes nomeados para conduzir Triagem e confirmação do COVID-19.
  • Quarentena de 14 dias de todos os viajantes de China, Hong Kong, Coréia do Sul, Itália e Irã
  • Triagem reforçada da doença em pontos internacionais de entrada 
  • Quatro hospitais designados pelo Ministério de Defesa para lidar com casos potenciais 
  • Maior prevenção e controle medidas em unidades de saúde
  • 45 equipes médicas de resposta rápida criado para ajudar hospitais em todo o país
  • Cancelamento de festivais e atividades de turismo em todo o país
  • Fechamento temporário de escolas públicas em 63 províncias

Além disso, muitas empresas privadas vietnamitas, complexos residenciais e acomodações turísticas instalaram suas próprias medidas preventivas para manter os clientes seguros.

Políticas de aviação e entrada nos aeroportos do Vietnã

Desde 1º de fevereiro, todos os voos de e para a China continental em todas as companhias aéreas foram suspensos indefinidamente pela Administração da Aviação Civil do Vietnã. Os vôos com conexão para Macau, Hong Kong e Taiwan estão operacionais com muitas companhias aéreas com rotas reduzidas. A Vietnam Airlines e a Jetstar Pacific anunciaram que renunciarão temporariamente às taxas de alteração e reembolso dos passageiros que viajam de ou para cidades chinesas até novo aviso.

A partir de 1º de março, os passageiros da Vietnam Airlines da Coréia do Sul para o aeroporto Noi Bai (Hanói) e o aeroporto Tan Son Nhat (Cidade de Ho Chi Minh) serão redirecionados para pousar nos aeroportos de Van Don (Quang Ninh) e Can Tho, respectivamente. A Vietnam Airlines e a Air Seoul reduziram os vôos entre a Coréia do Sul e o Vietnã , enquanto as rotas da Bamboo Airways de Nha Trang e Đà Nẵng para Seul são canceladas indefinidamente a partir de 26 de fevereiro. Todos os viajantes que entram no Vietnã da China continental e Hong Kong, Coréia do Sul, Itália, e o Irã deve realizar declarações médicas e quarentena médica de 14 dias antes de entrar no país.

Como medida de precaução para impedir a propagação do COVID-19 no Vietnã, os viajantes que transitaram pela China continental nos últimos 14 dias terão sua entrada recusada no Vietnã. Além disso, os viajantes não-vietnamitas de Daegu e Gyeongsangbuk na Coréia do Sul não poderão entrar no Vietnã , com exceção dos que viajam para fins comerciais, que estarão sujeitos a uma quarentena obrigatória de 14 dias após o desembarque.

As isenções de visto para sul-coreanos e italianos serão temporariamente suspensas até novo aviso.

Todos os visitantes devem cumprir os regulamentos sobre prevenção de epidemias e inspeções de saúde ao desembarcar nos aeroportos do Vietnã.  

Encerramentos e cancelamentos devido a COVID-19

Vários festivais e eventos no Vietnã foram cancelados ou adiados em alinhamento com a diretiva do governo para evitar reuniões públicas. Entre os festivais cancelados este ano estão o Yen Tu Festival em Quang Ninh, o Festival Tam Chuc em Ha Nam, o Festival Tran Temple em Nam Dinh e o Festival Huyen Tran em Hue. As atividades do Visit Vietnam Year 2020 em Ninh Binh, Hoa Lu foram adiadas para um horário mais apropriado.

Os organizadores também anunciaram que vários eventos esportivos e esportivos serão adiados ou cancelados:

Festival do vietnã cancelou o coronavírus

Huế Festival 2020 – adiado para 28 de agosto de 2020

Da Lat Sufferfest – Adiado

Maratona de Quang Binh – adiada

Maratona de Techcombank Ha Noi – adiada

Sunrise Sprint – adiado para 3 de maio de 2020

Festival Internacional de Fogos de Artifício Da Nang 2020 – Cancelado

Da Lat Ultra Trail 2020 – adiado para 19 e 21 de junho de 2020

O Grande Prêmio de Fórmula 1 inaugural do Vietnã será realizado em Hanói, conforme planejado em 5 de abril de 2020.

As atrações turísticas e locais históricos do Vietnã permanecem abertos ao público. Com exceção de poucas cidades que registraram infecções, os destinos do Vietnã permanecem livres de vírus e são seguros para visitar. Os viajantes ainda podem fazer passeios pela Baía de Ha Long e pela cidade antiga de Hoi An, e atrações públicas como museus permanecem abertas aos visitantes.

As áreas para pedestres e pedestres em Hue e Hanói – locais de encontro comuns para moradores e turistas – serão fechadas até que a situação melhore.

Precauções de saúde e segurança para viajantes

Os viajantes no Vietnã são incentivados a tomar precauções sensatas contra o COVID-19 durante suas viagens. A Organização Mundial da Saúde descreve essas práticas básicas para manter você e seus entes queridos seguros:

  • Evite viajar se tiver febre e tosse. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, alerte os serviços de saúde e compartilhe com eles seu histórico recente de viagens.
  • Manter o distanciamento social. Fique um metro ou mais longe dos outros, especialmente aqueles que espirram, tossem ou têm febre.
  • Lave as mãos regularmente com sabão e água corrente. Você também pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool para borrifar as mãos quantas vezes quiser.
  • Cubra a boca e o nariz com lenço de papel quando tossir ou espirrar. Descarte imediatamente os tecidos sujos e lave as mãos após tossir ou espirrar.
  • Evite o contato com animais vivos. Lave as mãos com água e sabão se tocar em animais vivos ou produtos de origem animal nos mercados.
  • Coma apenas alimentos bem cozidos. Certifique-se de que suas refeições, especialmente proteínas animais e laticínios, sejam bem cozidas e preparadas em um ambiente sanitário.
  • Descarte as máscaras de uso único. Se você optar por usar uma máscara de uso único, verifique se ela cobre o nariz e a boca, evite tocar na máscara e lave as mãos após removê-la.
  • Qualquer viajante com sintomas do vírus – febre, tosse e dificuldade em respirar – deve ligar imediatamente para a linha direta de saúde do Vietnã: +84 19003228. 

Os viajantes que procuram estatísticas atualizadas sobre o COVID-19 podem usar o aplicativo Coronavirus .

Atualizações do governo vietnamita: https://ncov.moh.gov.vn

Atualizações de notícias do Vietnã Turismo: https://vietnam.travel/media-industry

Atualizações do Governo dos Estados Unidos: https://wwwnc.cdc.gov/travel/notices

Karolina Maia
Consultora de viagens em português da Mundo Ásia Tours
  

Anúncios

Deixe uma resposta