Tudo sobre Taipu de Fora e região

 

Taipu de Fora é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil .

Taipu de Fora é simplesmente considerada uma das 05 Praias mais bonitas do Brasil, e está situada na Península de Maraú, no Sul da Bahia, nordeste brasileiro. Sua paisagem é composta por uma exuberante vegetação, cercada de coqueirais, águas mornas e cristalinas.

Suas piscinas naturais são das principais atrações turísticas e formam-se em período de marés baixa. E nesse período de marés baixas, os corais ficam mais expostos, acentuando ainda mais a beleza do lugar. Este fato se dá no período de Lua Cheia e Lua Nova.

Faz parte da Península de Maraú na Costa do Dendê:

O litoral sul da Bahia reserva tesouros naturais como a Península de Maraú que faz parte da Costa do Dendê, com aquele clima super tropical e delicioso. Para mim, sinceramente, é a região de praia mais bela do Nordeste e do Brasil, sem dúvidas.

Com suas águas cristalinas e visual paradisíaco, a Península é daqueles lugares que vão te fazer querer por muito mais tempo em contato com a natureza. As suas Piscinas naturais, coqueirais, faixas de areia e muito sol te esperam num lugar que ainda é pouco explorado pelos turistas, e por lá você ainda encontrará muita tranquilidade e dias de descanso.

Hospede-se em Taipu de Fora – Península de Maraú: 

A minha sugestão é ficar em Taipu de Fora perto das piscinas naturais, sugestão de hospedagem mais abaixo.

 

Quantos dias ficar?

Em Taipu de Fora, o ideal é que fique no mínimo 6 dias, para que possa usufruir o mínimo do que o lugar oferece…

 Onde se Hospedar?                                

 Pousada Vila Lua de Taipu que recomendamos como a melhor opção entre conforto, receptividade e localização mesmo em frente as Piscinas Naturais.

 

 A Bela e aconchegante Pousada – Vila Lua de Taipu:

Localiza-se na praia de Taipu de Fora(a praia mais bonita), perto das maiores piscinas naturais da região.

 

Pousada Vila Lua de Taipu 

A Pousada foi mesmo pensada em cada detalhe, para oferecer uma estadia confortável e agradável para todos.

São seis Bangalôs climatizados e também disponibilizam de ventiladores de teto, bem decorados, equipados com geladeira, micro-ondas, cooktop, todos os utensílios básicos necessários. Tv Smart, wi-fi. Acomodam até 05 pessoas confortavelmente.

Um desses Bangalôs é diferenciado, pois tem Ofurô de Massagem e acomoda até 04 pessoas, e é adaptado para ocasiões especiais como Lua de Mel. 

Há uma piscina na Pousada e também uma pequena Cafeteria cheia de charme e aconchego. O café é personalizado e bem completo, de acordo com a solicitação.  

Ao fechar uma reserva, a inclusão do café da manhã, é opcional, e o preço –custo-benefício é bem atrativo.

Pega essa dica e esse presente (CÓDIGO DE DESCONTO para reservas direto com a Pousada):

Entre em contato direto com o departamento de reservas da pousada pelo WhatsApp e ganhe o código de 5% DESCONTO PARA A PRIMEIRA RESERVA – CÓDIGO DE DESCONTO – (TAKELUATAIPU) válido até 20 Dez 2020:

CHAT DIRETO RESERVAS POUSADA

 

 

Ou preencha o formulario abaixo com as datas e números de hóspedes para pedidos de orçamento:

O Staff da Pousada é amável, competente e super receptivo.

Vídeo do Youtube  – Vila Nova de Taipu

Como chegar até a Península de Maraú?

Há algumas opções para o turista que quer chegar até a Península de Maraú. Para quem vai pousar no aeroporto de Salvador, uma ótima saída é ir de Ferry Boat – uma espécie de balsa bem grande, que comporta algumas dezenas de pessoas. Anote o que precisará fazer:

  • Do aeroporto, vá até o terminal de Ferry Boat. Lá, você vai pegar a embarcação na hora, especialmente em dias mais vazios. Na temporada, pode haver filas. O Ferry Boat irá te levar até Bom Despacho. De lá, será necessário fazer uma conexão por terra para Camamu. Por fim, de Camamu, há opções de barcos ou lanchas que saem para a Península de Maraú.
  • O primeiro lugar da Península é Barra Grande. De fácil acesso, é onde se localizam as principais pousadas e a vila principal da cidade. Porém, há mais para se visitar no entorno e vale a pena realizar alguns passeios ou se hospedar em  (Taipu de Fora).
  • Outra opção para quem não quer se aventurar pela BR 030 é ir  até a cidade de  Camamu e deixar o carro em um estacionamento vigiado e atravessar de barco até  Barra Grande. A travessia de barco dura em média  40 min e custa R$ 40,00 por pessoa. Chegando em Barra Grande, tem traslado:  jardineira, taxi, transfer, moto táx, quadriciclo para ir até Taipu de Fora. De Barra Grande até Taipu de Fora são 7 km.

 

Em Carro, mais comodidade e liberdade:

 

  • Em carro – Pegar desde Salvador as  BR 324,  BR 001 e  BR 030 até Taipu de Fora. Há  quem prefira não fazer a travessia pelo ferry-boat e pegar somente a estrada. Esse trajeto passa por pedágios.  Distância 415km  (7hs 30min). Embora aumente o percurso,  as vezes  chega mais rápido devido aos atrasos no Ferry-boat.

 

  • E outra opção, é de Salvador, pegar um vôo até o Aeroporto de Ilhéus (aeroporto mais próximo de Taipu de Fora), alugar um carro e ir até Taipu de Fora. Uma das vantagens é que o carro vai te oferecer liberdade e facilidade de se deslocar para os inúmeros passeios que a região oferece, e se deslocar entre Taipu de Fora e Barra Grande (Vila Principal).  Vale salientar que esse trajeto de carro tem  123,7 km e dura em média  3 horas (BA 001 e BR 030). O inconveniente dessa opção de chegar de carro até Taipu de Fora é a parte que pega a BR 030, uma estrada de terra de 40 km que pode se tornar impraticável  para carros comuns nos períodos de chuvas, portanto é recomendado se informar sobre o estado da BR 030 antes de se aventurar.

 

  • E, para quem não tem problema em investir um pouco mais na viagem, tem a opção de pegar um Táxi Aéreo desde Salvador até Barra Grande e de lá pegar um transfer ou um táxi.

10 passeios imperdíveis na Península de Maraú, Bahia:

  1. Rio Carapitangui
  2. Ponta do Mutá
  3. Farol de Taipu
  4. Lagoa do Cassange
  5. Lagoa Azul
  6. Algodões
  7. Barra Grande
  8. Trilha das Bromélias
  9. Passeios de Lancha- passeio da ilhas/ Ilha de Boipeba  e outras… seja qual for o passeio que seja escolhido, é mais indo que o outro. E o preço varia de acordo com a escolha
  10. Faça um passeio pelas ilhas da Baía de Camamu, passando pela Cachoeira do Tremembé: As praias do continente são lindas, mas quem tiver tempo na região pode investir também em passeios pelas ilhas da Baía de Camamu. A lancha parte do píer de Barra Grande e tem como pontos principais de visita a Ilha da Pedra Furada, Ilha do Goió e Ilha do Sapinho.
    Há passeios que incluem ainda a Cachoeira do Tremembé, com queda d’água no rio, em meio ao visual do mangue.

Divida os passeios entre Barra Grande e Taipu de Fora:

    A Península de Maraú tem como principais polos turísticos o vilarejo de Barra Grande e a Praia de Taipu de Fora. As duas regiões oferecem infraestrutura, sendo que Barra Grande é bem mais agitada e Taipu de Fora tem um clima mais sossegado.

O importante é relaxar em todo lugar, e eu, particularmente recomendo a hospedagem em Taipu de Fora na linda e aconchegante Pousada Vila Lua de Taipu pertinho das piscinas naturais.

Lista de Praias na península de Maraú:

  • Praia da Bombaça

Bem pertinho do centro de Barra Grande, a Praia da Bombaça é uma excelente opção para escapar do movimento do centro da vila e para curtir calmamente um bom banho de mar. Vizinha à Praia deTrês Coqueiros e à Praia de Taipu de Fora, Bombaça tem uma parte da faixa de areia com casas de veraneio e pousadas…

  • Praia de Algodões

Se tem um paraíso ainda escondido da grande parte dos turistas que chegam à Península de Maraú, certame te é a Praia de Algodões. Com longa faixa de areia, formação de piscinas naturais, mar transparente, cercada por coqueiros e quase desabitada, Algodões lembra o que era Taipu de Fora alguns anos atrás….

  • Praia da Ponta do Mutá

A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o pôr do sol na Ponta do Mutá. É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, sempre surpreendentes. A Praia da Ponta do Mutá tem mar calmo, areia clara, é espetacular.

  • Praia de Taipu de Fora

As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora estão entre os mais belos motivos que levam turistas à Península de Maraú. Entre os arrecifes e corais desse pedacinho da Costa do Dendê, o mar vira piscina e presenteia os visitantes com um cenário paradisíaco. 

  • Praia e Lagoa do Cassange

As casinhas de palha abandonadas à beira-mar em meio aos grandes coqueiros dão ar de paraíso perdido à Praia do Cassange. Com mar calmo e formação de piscinas naturais na maré baixa e boas ondas para surfe na maré alta, a Praia do Cassange é para ser desbravada com calma.

  • Praia de Barra Grande

A vila de Barra Grande é o principal destino dos turistas que buscam a Península de Maraú. É lá onde está a maior concentração de pousadas, restaurantes, lojas e, claro, viajantes! Sendo ponto de passagem quase certo de todos que chegam na vila…

  • Ilha Da Pedra Furada

Principal parada dos passeios de lancha e barco que partem da Península de Maraú e Barra Grande, a Ilha da Pedra Furada é uma das mais belas da Baía de Camamu. Mesmo sendo uma propriedade particular, turistas são autorizados a visitar o interior da ilha mediante pagamento de taxa de R$ 5,00.

  • Ilha do Goió

A Ilha do Goió faz parte do roteiros de passeios de lancha e escuna que partem de Barra Grande, Itacaré e Camamu rumo às ilhas da Baía de Camamu. Com mar extremamente calmo, raso e transparente, a Ilha do Goió agrada especialmente às famílias e crianças. 

  • Praia de Saquaíra

A Praia de Saquaíra, à primeira vista, pode pegar os turistas desavisados de surpresa. Chegar à praia pelo povoado pode não dar uma boa impressão, já que a orla existente está toda deteriorada e a praia parece abandonada. Entretanto, basta chegar à entrada seguinte para ver que aquele pedacinho não reflete a beleza que nos espera.

  • Praia de Três Coqueiros

O nome da Praia dos Três Coqueiros não faz jus a essa faixa de areia da vila de Barra Grande, afinal, toda a orla que cerca a região é permeada por coqueiral. Marcada pelo mar agitado na maré alta e por piscinas naturais na maré baixa, a Praia de Três Coqueiros é cercada por casas de veraneio e poucas pousadas….

  • Rio e Praia Carapitangui 

O Rio Carapitangui presenteia os turistas que estão na Península de Maraú com um maravilhoso banho de água doce depois de alguns dias de praia e água do mar. Localizado nos arredores da vila de Barra Grande, o Carapitangui é ideal para curtir um caprichado almoço. À beira do rio e há bons restaurantes.

10 passeios na Península de Maraú

Se você gostou desse post, ou se já esteve nas lindas praias da península de Maraú, comenta aqui pra gente e siga-nos nas redes Sociais para acompanhar mais aventuras e dicas preciosas de viagens:

Facebook

Instagram

 

Deixe uma resposta