Turismo Indústria, no Brasil e no Mundo.

 

 

 

De acordo com um estudo do site HowMuch.net, o Brasil é a 10ª maior indústria de turismo do mundo, atrás apenas de países como Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Reino Unido e França; e junto com México, Itália e Espanha. Os dados da pesquisa mostram que a dependência do turismo no PIB brasileiro é baixa, devido a sua grande economia. Os principais países listados entre os dez maiores na indústria são os menos dependentes do turismo no PIB.

10 PAÍSES COM MAIORES INDÚSTRIAS DE TURISMO (PIB)

1. Estados Unidos ($488 bilhões)
2. China ($224 bilhões)
3. Alemanha ($130.8 bilhões)
4. Japão ($106.7 bilhões)
5. Reino Unido ($103.7 bilhões)
6. França ($89.2 bilhões)
7. México ($79.7 bilhões)
8. Itália ($76.3 bilhões)
9. Espanha ($68.8 bilhões)
10. Brasil ($56.3 bilhões)

5 PAÍSES MAIS DEPENDENTES DO TURISMO (PIB)

1. Malta – 15%
2. Croácia – 15%
3. Tailândia – 9.3%
4. Jamaica – 8.9%
5. Islândia – 8.2%

5 PAÍSES MENOS DEPENDENTES DO TURISMO (PIB)

1. Ucrânia – 1.4%
2. Rússia – 1.5%
3. Polônia – 1.7%
4. Canadá – 1.8%
5. República da Coreia – 1.8%

Entenda o que significa a industria do Turismo:

A indústria do turismo pode ser definida como o conjunto de indústrias que facilitam o fornecimento de infra-estrutura, produtos e serviços e possibilitam viagens para diferentes fins e viagens para locais de lazer e negócios. A indústria do turismo visa fornecer os meios necessários para ajudar os turistas durante suas viagens.

Existem duas maneiras de considerar a definição de indústria do turismo, lado da demanda e lado da oferta.

Pela definição de turismo, é uma atividade de turistas ou pessoas que viajam com algum objetivo e inclui todas as coisas que eles fazem durante a viagem. Dessa forma, o turismo como indústria se torna a soma de todos os produtos e serviços consumidos ou utilizados pelos turistas que apoiam direta e indiretamente sua atividade turística. Dessa forma, reservas de viagens, transporte, estadia em hotel, alimentação, visitas a destinos etc tornam-se parte do turismo.

O lado da oferta está apenas olhando para o outro lado. Portanto, a definição da indústria do turismo no lado da oferta é a soma de todas as indústrias que fornecem todos os produtos e serviços que ajudam direta e indiretamente os turistas em suas viagens e possibilitam que as pessoas viajem e realizem atividades turísticas.

A indústria também é conhecida como indústria de viagens e turismo e também simplesmente como indústria de viagens. As viagens são embora pouco diferentes e nem sempre significam turismo, mas a indústria do turismo é frequentemente chamada de indústria de viagens. Isso se deve ao fato de que, em termos comerciais, monetários e econômicos, as viagens são geralmente consideradas como turismo.

 

Setores da Indústria do Turismo:


O turismo, como explicamos anteriormente, opera em seus diferentes setores. São esses setores que compõem esse setor e também são sua cadeia de valor. Pode-se também entender a indústria do turismo por meio dessas subindústrias e componentes.

Todos esses sub-setores ou setores da indústria do turismo também se mostram seus impulsionadores de crescimento.

Vamos listar brevemente todos os setores da indústria do turismo.

10 setores da indústria do turismo

  1. Atrações turísticas naturais: as atrações naturais são a base e o fator determinante para a indústria do turismo. A beleza cênica de um lugar; o nascer ou o pôr do sol em uma cidade específica; praias como as famosas praias do Havaí, Filipinas ou Goa; rios como o Nilo, o Ganges, o rio Amazonas; montanhas como o Himalaia. Todos esses são atrativos naturais para os quais milhões e milhões de turistas e pessoas viajam pelo mundo.
  2. Atrações turísticas artificiais: Então existem atrações turísticas artificiais que também atraem dezenas de turistas. Os primeiros desta lista seriam as 7 maravilhas do mundo. Além desses, também pode haver muitos tipos de atrações, como museus, jardins, zoológicos, parques aquáticos, parques de diversões, cassinos, etc.
  1. Festivais e eventos culturais e outros: eventos culturais, religiosos ou outros continuam ocorrendo em todo o mundo. Existem muitos eventos recorrentes, festivais ou reuniões que atraem inúmeros turistas e viajantes entusiasmados de todo o mundo.
  1. Setor e atividades esportivas e recreativas: As pessoas viajam ao redor do mundo para participar de vários eventos ou atividades esportivas em diferentes lugares famosos. Pessoas de cidades famosas por seus invernos e neve por esportes como esquiar.
  2. Serviços de turismo e comércio de viagens: Este é o principal setor de serviços da indústria do turismo. Este setor abrange organizações que fornecem vários serviços de viagens e turismo, como pacotes completos de viagens, reservas de viagens e transportes, reservas de hotéis, pesquisas de destino e reservas, etc.
  3. Setor de transporte: O setor de transporte é a base e o meio de turismo. Cobrindo o ar, a água, as estradas e as ferrovias, os setores de transporte fornecem os meios para viajar para vários destinos.
  4. Setor de Hospedagem ou Hotelaria: Alojamento ou Hotelaria é outro setor essencial do turismo. Ao viajar para qualquer lugar, os turistas precisam ficar lá e, portanto, precisam de hotéis adequados ou outro tipo de acomodação. Eles também precisam de todos os serviços relacionados para tornar a sua estadia e viajar agradável e conveniente.
  5. Setor de Alimentos e Bebidas: O setor de Alimentos e Bebidas desempenha um papel muito único no turismo. Assim como hotéis e acomodações, os turistas também precisam dos serviços variados da indústria de alimentos e bebidas. Isso não se limita apenas aos hotéis em que os turistas ficam. Restaurantes, comida para viagem etc. também desempenham um papel importante aqui. Alimentos e bebidas também são uma das atrações de um lugar e um tipo de turismo. O turismo gastronômico é um dos tipos de viagens em que as pessoas viajam para lugares com sabores e comida locais famosos.
  1. O setor de MICE: As viagens e turismo de MICE são uma indústria ampla em si que atrai vários visitantes de todo o mundo. As pessoas viajam para participar de negócios, profissionais e outros tipos de eventos. Existem tantos tipos diferentes de eventos acontecendo em todo o mundo em diferentes cidades todos os dias. Esse setor impulsiona toda a indústria do turismo e também é um segmento importante.O MICE é um mercado dinâmico e crescente, focado ou baseado na organização de eventos. No entanto, possui muitas faces e segmentos e também é um mercado único de viagens e turismo, uma indústria, eventos e muito mais. MICE é uma sigla em inglês que significa=Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions.
  2. Setor de turismo de negócios: o turismo de negócios é outro setor que envolve viajantes de negócios que viajam para vários fins comerciais. Isso é um pouco diferente do setor de MICE ou de eventos. Aqui, as viagens de negócios não são particularmente para participação em eventos. Empresários, profissionais que viajam para todos os tipos de trabalho oficial, como negociação de clientes, nova pesquisa de mercado etc. fazem parte desse segmento de turismo e viagens.

Cadeia de valor da indústria do turismo:


A compreensão e definição da indústria do turismo nos leva à cadeia de valor da indústria do turismo. Como entendemos que a indústria do turismo opera através de uma vasta rede de indústrias interconectadas e relacionadas, bem como de outras indústrias auxiliares, que objetivam servir turistas e pessoas em viagens para diferentes fins.

A cadeia de valor da indústria do turismo é muito grande. Essa cadeia de valor da indústria do turismo é ou pode ser elástica e flexível e também pode ser muito maior e difundida.

A ampla cadeia de valor do turismo compreende serviços de viagens e turismo, como reservas e reservas; indústria de transporte (viagens e transportes internacionais e nacionais); alojamento; indústria de hospitalidade; alimentos e bebidas; produtos e destinos turísticos e produtos e serviços relacionados; viagens e transportes locais.

Essa cadeia de fornecimento ou valor da indústria do turismo é uma cadeia de valor ampla e geral. Essa cadeia de fornecimento ou valor da indústria do turismo molda e define os vários setores da indústria do turismo, que discutiremos na próxima seção. Os principais setores do turismo são baseados principalmente no turismo de lazer, que é um dos tipos de turismo. No entanto, adicionamos mais alguns setores para cobrir o máximo possível da indústria do turismo.

O turismo como indústria é muito diferente de outras indústrias no mundo ou na Índia como mercado em desenvolvimento ou nos EUA, Reino Unido ou Europa como mercado desenvolvido. Isso é especialmente verdadeiro e visível quando se trata da cadeia de valor ou da cadeia de suprimentos.

Ao contrário de todas as outras indústrias, o turismo, como a indústria, possui uma cadeia de valor muito aberta, elástica e flexível.

Tudo isso depende do turismo. A indústria é basicamente para cobrir todo o turismo. Portanto, essa indústria é e pode ser tão grande, tão profunda e difundida quanto o próprio turismo.

Recursos e características da cadeia de suprimentos da indústria do turismo:

  • É flexível e expansível
  • Difundida em diversos setores e setores
  • Pode ir fundo em muitos pontos de um setor
  • Abrange tipos de indústrias de natureza turística e similares
  • Abrange muitos setores diferentes remotamente relacionados ao turismo
  • Também (pode) abranger muito mais indústrias não relacionadas ao turismo e, portanto, não uma parte direta da indústria do turismo
  • Muitos pontos e partes dessa cadeia de valor tornam-se uma cadeia de valor completa e expansível em si, dependendo do tipo de turismo e de suas necessidades.
  • Como a cadeia de valor da indústria do turismo varia de acordo com os tipos de turismo.
  • Como entendemos que a indústria do turismo compreende todos os produtos e serviços que os turistas consomem. A cadeia de valor é, portanto, a combinação e toda a cadeia de empresas para o fornecimento de todos esses produtos e serviços.

Além da cadeia de valor da indústria do turismo em geral, pode haver e existem muitas outras cadeias de suprimentos para essa indústria. Essas cadeias de valor serão diferentes da cadeia de valor geral da indústria do turismo, de maneira pequena ou grande. Tudo isso dependerá do tipo de turismo que estamos considerando.

 

É sem dúvida uma das indústrias mais dinâmicas e que envolvem uma série de setores diversos e que se conectam. Tem crescido cada vez mais a medida em que as facilidades vieram acontecendo junto com a tecnologia da informação e a dinâmica das organizações.

O impacto positivo na vida e no conhecimento de milhares de pessoas que se beneficiam da atividade em todos os aspectos, é imensurável.

O Turismo pode ser usado para desenvolver localidades, gerar empregos, ensinar sobre meio ambiente, reforçar cultura e história, mapear e desenvolver lugares que precisam de infra-estrutura básica. E por outro lado, o ato em si dos deslocamentos turísticos, ajuda a difundir cultura, conhecimento, aprendizado, tolerância e multiculturalidade.

É extremamente importante e de responsabilidade imensa, a propagação e implementação de políticas 100% sustentáveis.

Saiba mais sobre dados e informações sobre a atividade no Brasil aqui:

http://www.turismo.gov.br/últimas-not%C3%ADcias.html

 

Deixe uma resposta