As várias maneiras de conhecer o Vale do Douro em Portugal

Aaaah o Douro! O rio de ouro de Portugal. Àquele pelo qual meu coração bateu forte assim que eu cheguei no Porto, no momento em que o sol se debruçou todo sob ele, transformando seu azul em dourado brilhante… Bem, melhor parar por aqui, senão começo a me prolongar outra vez sem parar ao falar de todo o amor que eu sinto por isso aqui… Mas, vamos lá ao que interessa!


O Vale do Douro é nada mais, nada menos, que a primeira região de vinho do mundo a ter sido demarcada pelo lendário Mr. Forrester. Já contei essa história da demarcação do Douro em outro post aqui, então deixo o link mais abaixo para quem ainda não viu.
Considerado por muitas vezes o rio mais bonito do mundo, o rio Douro e seu vale guardam segredos e tradições. São quintas, hotéis de luxo, praias fluviais, restaurantes estrelados, cidadezinhas lindas, aldeias, miradouros, diversas rotas, passeios de barco, hotéis-cruzeiro e alojamentos locais. Além da região do Douro pós-cidade da Régua, tem também o Douro Internacional, que abrange parte da Espanha e é onde nasce o belo Rio.


Para os que vem a Portugal passar poucos dias mas querem muito conhecer o rio Douro e o norte de Portugal, a porta de entrada e base, deve ser a invicta cidade do Porto, onde o Douro termina encontrando o mar. Um espetáculo de beleza. Para além do Douro, o cais da Ribeira e suas Caves em Gaia, o Porto tem atrativos suficientes para você ficar no mínimo umas três noites por aqui. Porém, se pretendes conhecer o Vale do Douro em um bate e volta, sobrarão apenas dois dias.


Maneiras de chegar ao Vale do Douro:
• De carro desde o Porto até a cidade da Régua (centro do Vale do Douro) são apenas 124km, percurso de aproximadamente 1 hora e meia.
• De barco, no período entre abril e outubro – o percurso Porto – Régua ou Pinhão, subida ou descida, é feito, cada trecho, em 5 horas. Passeio muito bonito mas um pouco cansativo para algumas pessoas. No trajeto que a Porto Routes oferece, os barcos são bem estruturados e incluem café da manhã, já que o embarque é bem cedo, e o almoço. A subida/descida nas barragens é feito por elevadores de rio.


• Há passeios que conjugam a subida ou descida em cruzeiro com a visita a quintas no Douro. Saiba mais em http://www.portoroutes.com
• Há também passeios compartilhados (com saídas diárias) ou privados que incluem o trajeto de ida em ônibus, mini-van ou carro, sendo então um trajeto mais curto (apenas 1 hora e meia) que o Cruzeiro. Nessa opção, o potencial de experiências e passeios que podem ser incluídos aumenta. Paradas para apreciar miradouros, aldeias e cidades, com almoços típicos e visitas a quintas onde se aprende sobre o cultivo das uvas e vinhos e, finalmente, fazer uma degustação dos famosos vinhos do Douro. Sempre recomendo essa opção, pois sei que será uma experiência mais completa, ainda que seja um passeio de bate e volta. Saiba mais em www.portoroutes.com
• Há também a possibilidade de ficar uma ou mais noites em hotéis ou quintas que são a própria experiência, dentre os melhores estão a Quinta da Pacheca e o lindíssimo Six Senses. Para isso, é perfeitamente possível preparar um roteiro personalizado, dia x dia com passeios deliciosos a cidades próximas, vilarejos e quintas.


• Há Cruzeiros de 1 hora entre Régua-Pinhão-Régua no Alto Douro. Há Cruzeiros que exploram também o Rio Tâmega. Há Cruzeiros que vão até Barca D’Alva na Espanha e também Cruzeiros na parte mais preservada e bonita do Douro, com passeios que são verdadeiras aulas dadas por biólogos enquanto escutamos as diversas aves pelo Douro Internacional. www.portoroutes.com
• Para Grupos e celebrações especiais é possível ter um Barco Privado e agregar isso a toda a experiência. Aproveitar trajetos com logísticas, paradas estratégicas e 1 noite de hospedagem em algum lugar muito especial.

Um vídeo com imagens magnificas sob o Douro Internacional:

A Porto Routes, empresa de Turismo com sede no Porto, focada no mercado brasileiro, oferece todas as soluções de transportes, guias credenciados, restaurantes e alojamentos na região.
Viva essa experiência!
Conheça o Douro, entenda sua história, respire a natureza que o envolve e aprecie suas belezas e sabores.
Quer saber mais? Acesse www.portoroutes.com ou preencha esse formulário:

http://www.portoroutes.com

www.instagram.com/portoroutes/

Anúncios

Deixe uma resposta