o que fazer em Jericoacoara?

8 passeios principais e o que você precisa saber antes de viajar para Jericoacoara:

Hoje vou abrir meu coração para falar de um lugar muito importante para mim e para muitos outros cearenses e brasileiros. Nesse  post tentei reunir as principais atrações e tudo o que você precisa saber sobre Jeri para planejar seu roteirinho.

Jericoacoara é considerada um dos Parques Nacionais de Praia mais bonitos do Brasil,  faz parte do litoral Oeste do Ceará, e abrange uma área de 8.416 hectares que abriga manguezais, dunas, lagoas temporais, uma vila pequena, praias e etc.

Dá sempre vontade de voltar:

Eu estive em Jericoacoara pelo menos umas 4 vezes, em momentos diferentes da vida, sempre com a família toda, alguns participam aí das fotos (super indico ir com a família). Estive quando era criança pequena, adolescente e adulta, e vi a transformação turística de Jeri. Em todas posso me lembrar bem da textura macia de suas areias branquinhas, das águas calmas e quentinhas das lagoas, do céu estrelado, das ruazinhas de areia da vila pintadas pelo luar e pelas luzes coloridas de seus restaurantes e lojinhas, da comida saborosa, do silêncio e  da música ao vivo na rua do forró, do dourado do Sol nas águas morninhas, das inúmeras subidas à Duna do pôr do sol (que sempre cai no mar).

Hoje em dia, chegar em Jeri, ficou um pouco mais fácil pois há vôos para Jijoca. Segue link: JetCost Airline

Taxa de Turismo

A taxa de turismo sustentável cobrada é de R$ 5,00 a diária por pessoa para permanência na vila de Jericoacoara. Mas, caso sua estadia exceda o número de dias acertado na taxa, você deve recolher uma nova taxa indicando o período excedente.

Como pagar a taxa de turismo de Jericoacoara?

Você pode pagar a taxa de turismo de Jericoacoara de duas formas: pela internet ou direto no posto da prefeitura no dia da sua chegada.

Pela internet ou direto na prefeitura, acesse o site da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, procure a guia Serviços e depois Taxa de Turismo. Você será encaminhado para a página com a explicação sobre a taxa (se preferir, acesse o link direto por aqui).

Deslocamento e Roteiro :

A maneira convencional e que eu indico mais, para quem já vem de outros estados e ainda não conhece Fortaleza:

ROTEIRO:

Dia 1 – vôo (Sua cidade) – Fortaleza – pernoite em Fortaleza

Dia 2 – Conhecer  a feirinha de artesanatos( a tardinha) , o mercado central e a Beira Mar ou o Beach Park (Praia ou Parque).

Dia 3 – Transfer para Jeri –  (pode ser em 4 x 4 ou em carro convencional)  são 4 horas de viagem pelo litoral oeste. Dependendo do horario recomendo transfer privativo com possibilidade de parada para refeição e descanso.

Para solicitar orçamentos de traslados ( motorista particular, mini vans credenciadas em receptivo ou carros 4x 4 , hospedagens e Jeri) Clique aqui

Depois é escolher a quantidade de dias (mínimo 4, para se deliciar com essa viagem tão encantadora.

Dia X – Transfer de Volta a Fortaleza + 3 noites em For , para em 1 desses dias fazer um bate e volta a alguma praia do litoral leste (Canoa- quebrada ou Praia das Fontes).

Para solicitar orçamentos de passeios em Fortaleza e hospedagens Clique aqui

8 passeios imperdíveis em Jericoacoara:

1 – Passeio pelo litoral leste – Lagoas

O passeio de buggy pelo Litoral Leste de Jericoacoara faz um trajeto que passa pela árvore da preguiça, uma árvore com galhos “deitados” devido aos ventos fortes, pela Lagoa Azul, pela Lagoa do Paraíso e uma parada opcional Pedra Furada. É um trajeto que leva à algumas das principais atrações de Jericoacoara…

2 – Praia de Jericoacoara

A Praia de Jericoacoara é a praia mais próxima da vila, de acesso mais simples e também a mais frequentada. Ela tem uma grande faixa de areia e costuma ter um mar calmo. A infraestrutura da praia é boa e por ali você vê vários bares e restaurantes na beira do mar.

O cenário da praia muda bastante quando a maré baixa e o sol se põe.

3 – Duna do Pôr do Sol

Ao lado da vila de Jericoacoara fica uma duna alta e muito frequentada no fim da tarde para observar o sol se pondo no mar, é a chamada Duna do Pôr do Sol. Todas as tardes dezenas de pessoas sobem em direção ao topo da duna para observar o espetáculo do anoitecer. É um momento muito bonito, que rende ótimas fotos, e você…

4 – Praia do Preá

Localizada na Vila do Preá, um vilarejo vizinho de Jericoacoara, essa praia tem ventos fortes e por isso é ideal para quem deseja aprender ou praticar kitesurf. É local mais urbanizado do que Jericoacoara, mas com menos opções de entretenimento. Há pessoas que optam por ficarem hospedadas na Vila do Preá , nossa dica é a Pousada Rancho do Peixe(solicite orçamento Clique aqui .

5 – Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso, que fica no município de Jijoca, é, possivelmente, a lagoa que tem coloração mais bonita na região. Azul-claro e azul-escuro se misturam, proporcionando um espetáculo para os olhos e encantando quem escolhe essa lagoa para descansar.

6 – Pedra Furada

Um dos cartões-postais de Jeri é uma pedra alta e, como diz o nome, com uma fenda no meio – a chamada Pedra Furada. A maré baixa é o melhor horário para chegar à pedra, que no caminho pelo litoral tem muitas outras pedras menores e muito bonitas.

7 – Lagoa Azul (Às vezes verde por conta das chuvas e outras condições) e Buraco Azul

A Lagoa de Jijoca, na cidade de Jijoca de Jericoacoara, vizinha da Vila de Jericoacoara, se divide em duas: Lagoa Azul e do Paraíso. A Lagoa Azul é conhecida por ter bancos dentro da água que são ótimos para relaxar e por ser o local ideal para quem procura tranquilidade.

Buraco Azul : Se tornou a nova atração turística no estado. Esse lago com águas de coloração extremamente azul-turquesa se formou por conta das fortes chuvas que ocorreram em 2019 no Ceará. Primeiramente, houve uma escavação e remoção de barro e areia no local que foram utilizados na construção da estrada CE-182, rodovia que liga a Lagoa do Monteiro à Praia do Preá, uma rota turística importante na região, inaugurada em setembro de 2018. Com as chuvas fortes de 2019, a água se acumulou nesse buraco, criando mais um cenário paradisíaco no Ceará.

8 – Passeio pelo litoral oeste – Mangue Seco e Tatajuba

O litoral oeste de Jericoacoara é bem completo e inclui diversas atrações das redondezas da vila. Através dele você pode conhecer um viveiro natural de cavalos-marinhos, fazer uma parada no Mangue Seco (lindo!!!), atravessar o Rio Guriú em balsa, passar por dunas .

Mais Fotos desse Paraíso que é Jericoacoara:

Hospedagem Pé na areia muito perto de Fortaleza

Para maiores informações sobre a terrinha, terei imenso prazer em ajudar!

Karolina Maia - Consultora de Viagens

Capas Facebook Porto routes e Take_Facebook - Cover Photo - 828x315 copy

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.