A linda medieval Bérgamo na Itália

         Apesar de ter tido o privilégio de morar 6 meses em Bérgamo, me detive, por enquanto, a escrever apenas sobre os melhores lugares(durante 1 dia) que poderá visitar nessa cidade linda, estilo romântico medieval, organizada, verde e de grande importância histórica.

lombardia1.png

      Bérgamo faz parte da belíssima região da Lombardia(conhecida por ser a mais rica região do país , com geografia montanhosa e cheia de lagos lindos) e está apenas há 40 minutos de trem de Milão. A cidade é muito bem estruturada no que diz respeito a transportes para chegar até ela. Tem um Aeroporto Internacional de onde a RYANAIR (empresa de low cost européia) opera muitos vôos para destinos como: Porto,Lisboa, Paris, Londres, Milão e etc… A estação de trem central que recebe trens das principais cidades da Italia, e inúmeras linhas de ônibus entre cidades.

        Bérgamo tem o tamanho ideal de uma cidade perfeita para passar o dia e voltar se estás hospedado em Milão! Mas isso nao quer dizer que seja tao pequena pois alem de Bergamo central tem mais de 244 comunes , sendo ela a capital. Há varias comunes lindas, todas são bem estruturadas e independentes, ha também estações de esqui e imensos parques naturais.

     Chegando de trem eu começaria o trajeto turístico caminhando mesmo, desde a estação de trem até a Porta Nova, onde começa o centro da cidade baixa, com varias lojinhas e no final uma pequena pracinha com fonte, igrejinha e varias cafezinhos.

      Depois seguiria para pegar o funicular para subir ao Bairro alto (Citta Alta) o bairro mais antigo de Bergamo, que guarda entre suas muralhas medievais, tanta beleza e segredos…tantos caminhos, ruelas, lojinhas…parece uma cidade adormecida e nos remete tanta nostalgia, curiosidade, parece que estamos num filme medieval.

    A Piazza Vechia é sem duvida a primeira parada da cidade alta, onde poderá subir na Torre Cívica (e ter uma primeira vista arrebatadora da cidade baixa) e entrar na Basilica de Santa Maria Maggiore. Se houver tempo e vontade para um sorvete ou café, escolha o restaurante tradicional La Marianna.

Logo depois parta para o próximo funicular St Vigilio que te levará para o ponto mais alto da cidade.

Chegando la encima não deixe de visitar o castelo St Vigilio, passear pelas ruas lindas, ter a vista mais arrebatadora. Poderás apreciar bons vinhos e almoçar em restaurantes com vistas únicas e cardápio excelente.

      Na volta, arrisque-se a ativar o maps e descer a pé, se puder não perca essa oportunidade, poderás encontrar bosques, cascatas, vilarejos, animais, caminhos lindos, e vistas incríveis . O trajeto deve durar desde St Vigilio ate a cidade baixa, de 45 a 60 minutos (sem muitas paradas / o que é difícil visto que cada lugar é mais lindo que o outro).

  Ao chegar la embaixo, se houver tempo, visite o parque Suardi ou passeie pela charmosa Via Tasso, antes de voltar para estação de trem de volta para Milão.

Nosso passeio/ trilha da cidade baixa para a cidade alta – Outono/2017:

Segue fotos diversas desse lugar apaixonante…inesquecível…. um verdadeiro sonho!

Estações (Outono e Inverno)

informações gerais:

Ao chegar a Bérgamo, dirija-se ao escritório de informação turística da cidade e solicite todo material impresso disponível. O atendimento é bom e recebemos dicas, mapas, endereços, horários, preços, ou seja, tudo necessário para otimizar nosso roteiro turístico. São 3 escritórios (I.A.T), no aeroporto, na cidade baixa e na alta:

  • Bérgamo Alta na Via Gombito, 13 Tel. +39 035 242226 turismo@comune.bg.it
  • Bérgamo Baixa na V.le Papa Giovanni XXIII, 57 – Urban Center Tel. +39 035 210204 turismo1@comune.bg.it
  • Aeroporto de Bergamo Orio al Serio na parte de desembarque Tel. +39 035 320402 airport@visitbergamo.net

Site oficial da cidade: http://www.visitbergamo.net

Radio Taxi http://www.radiotaxibergamo.it +39 035 4519090

Os horários dos restaurantes no geral são de 12h – 14h 30min almoço e 19h – 22h 30min jantar.

Um comentário

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.